Curriculum Vitae    Referências

Actor, Professor, Director Artístico, Encenador, mas principalmente malabarista, 
Bernardo apaixonou-se nos anos 80 pela técnica do malabarismo como passatempo. Encontrando-se semanalmente com colegas universitários em Wupperal, Alemanha nao demorou muito tempo a ultrapassar as formas tradicionais da execucao. Procurando tornar malabarismo a sua linguagem artística, saindo da pura monstra da tecnica em favor da “arte plástica viva”onde a estética visual é a vertente principal, influenciado fortemente por artistas como o grupo “Airjazz” e Michael Moschen, comecou apresentar-se como Bernardo Malabarista ao público portugues no início do anos 90. Co-fundador de grupos como Triatro Pass-Vite (Miguel Castela&Helène Francoise), Jet7 lda (Thortsten Gruetjen&Dalila de Carmo) ou The Gentleman Jugglers (Thorsten Gruetjen&Craig Preston),chegou a juntar-se ao projecto Chapito como Artista e Professor da escola (Epaoe) em 1992. 
Na Expo98, participa no espectáculo Ritmos de Passagem de Rizerio Salgado. Projectos seguintes foram entre outras:Van da Graft Generater/O Velho Marinheiro de Hugh Thomas (GB),Bandeir-arte, manipulacoes de bandeiras (Direcao Artistica/CoCoreografia(Sara Castanheira). 
Sempre preocupado a manter um leque aberto de projectos artísticos mais variados possiveis, aceita em 2000 dois convites para filmes de cinema. A Raiz do Coracao de Paulo Rocha e Palavre e Utopia de Manoel de Oliveira. No mesmo ano comecou a criacao do seu principal trabalho individual: Passa-Tempo manipulacao de objectos e palavras, que estriou em 2001 no ambito do Encontro Portugues de Malabarismo, Guarda. No ano 2003, participa no espectáculo teatro/circo, Lua, encenacao de André Gago, no recinto Parque das Nacoes. Desde 2004 criou e participou nos espectáculos do duo Rhythm&Blues (com Rafael Aranda (Esp)).
Encarregou-se da Direcao Artística do espectáculo Voyage, dos Aerialmotions, apresentado entre outras no ambito do Festival Internacional de Teatro, Portalegre.
Actualmente Bernardo Malabarista apresenta o seu “O Milésimo Espectáculo“, (Estreia Novembro 2007, Teatro de Penela) e participa como artista convidado em vários projectos da Companhia Marimbondo. Os projectos previstos para 2009 sao entre outros : 
lancamento do livro: Hands of new reach 
Triangular ,(espectáculo) malabarismo contemporaneo e Malabarismo Multimédia
(espectáculo, patrocinadores/investidores bem vindos …)